sábado, 25 de outubro de 2014

APRENDO FAZENDO 2- CONSTRUÇÃO.

Projeto de Creche/Centro de Convivência

1ª Etapa - Ao pensarmos em abrir uma creche e/ou Centro de Convivência,  precisamos pensar em determinadas questões:

-    Foi feita analise de demanda na comunidade/bairro para saber da real necessidade do projeto?

Um projeto é feito para atender a uma demanda sinalizada em pesquisa. Ele sempre surge para responder a necessidade.

Definida a demanda, é preciso pensar a onde será realizado o projeto.

1-    Onde serão instalados ? Situação legal do imóvel, acessibilidade, adaptação para acolher a faixa etária a ser trabalhada, adequação dos espaços favorecendo a movimentação dos clientes, móveis de acordo com as necessidades dos atendidos.

Não podemos esquecer que para atuar com projetos há exigências burocráticas, lembram da Ata? aquela que eu descrevi era de substituição de uma anterior, mas quando uma Associação  é  a decisão  de  uma Assembleia, inicia-se com a Ata e a seguir uma série de documentos que dará legitimidade para a ação. É necessário ter um Regimento Interno, neste documento deverá estar escrito um conjunto de regras de funcionamento. 

É preciso ter o Cadastro Nacional de  Pessoa Jurídica ou CNPJ. É o documento de Identidade da Associação/Instituição/Ong, empresa.... Além do CNPJ dependendo da modalidade a ser trabalhada há as necessidades dos Registros. Quem trabalha com crianças precisa do Registro do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, CMDCA, o trabalho é na área educacional, precisará ser inscrito na CRE - Coordenadoria Regional de Educação; É na Área Social, CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social. Entre outros.

Qual será o regime de contrato funcional?
É necessário ter serviços contábeis.

3-    Temos pessoal capacitado para desenvolver está ação?

4-    Temos o recurso necessário para a implantação e manutenção?

É preciso elaborar um projeto visando a implantação do projeto. Antes é necessário ter a documentação que legitimará a ação. 

2ª Etapa - Digamos que todas as respostas foram positivas, vamos partir para outra dimensão que é a legalização da ação;
a)    Para se legalizar uma creche/Centro de convivência  é preciso constituir uma firma e passar a ser pessoa jurídica;
b)    Saber quais são os registros necessários  para funcionamento no Estado a onde será implantada a ação;
c)    Pesquisar junto a Secretaria de Educação do Local quais são as exigências para o funcionamento de Creche;
d)    Pesquisar se há algum órgão que de suporte a projetos que atendam a clientela idosa; (se o caso for atender idosos em Centro de Convivência)


3ª Etapa – Montar o projeto de ação – Creche/Centro de Convivência
1-    O número de atendidos (crianças e/ou idosos) dependerá do espaço físico construído, destinado aos mesmos;
2-    Em um berçário não poderá ter mais crianças do que berços;
3-    Os banheiros devem ser adaptados á faixa etária, com pisos antiderrapantes e no caso dos idosos com corrimão ao lado do vaso sanitário;
4-    As salas devem ser arejadas e com espaço para a circulação das crianças; O ministério da Saúde sugere o modelo que oferece 15m2 /crianças e o máximo de 70, numa área construída de 1.050m2.
5-    O espaço verde é considerado indispensável numa creche, sendo necessário o cuidado na escolha da vegetação, principalmente as que contém sementes por conta do perigo de a criança levá-las à boca ou cujas folhas e frutos sejam venenosas;
6-    No espaço ao ar livre deverão ser instalados brinquedos
7-    Mobiliar (Mobília adequada a faixa etária o projeto)




O prédio de uma creche onde também abrigará um Centro dia em função das necessidades próprias do serviço, impõem a existência de espaços reservados para atividades específicas.
1-    Entrada Social e de Serviço;
2-    Hall de recepção;
3-    Áreas de Uso da Criança;
a)    Berçário, incluindo recepção própria e sala de banho anexa.
b)    Sala de estimulação para bebês
c)    Solário para bebês
d)    Sala de atividades para o Maternal que deve incluir banheiro respectivo e espaço anexo para recepção
e)    Sala de multimeios ou sala de música, projeção, de ouvir histórias, de brinquedos cantados e de jogos.
f)     Sala de refeição
g)    Área coberta para recreação
h)    Pátio ao ar livre para recreação

Se o Centro de Convivência será instalado no mesmo prédio da creche. Deverá ter salas para acolher os idosos e o refeitório poderá atender aos dois projetos. O ideal é cada projeto ter seu próprio espaço e ter alguns espaços de socialização.

4ª Etapa – Já com o projeto elaborado tendo por base o diagnóstico de demanda/área construída/população a ser atendida surgem outras atividades:

Critérios de seleção levando em conta as exigências de escolaridade para a função e critérios definidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

1-    Seleção e contratação da equipe de trabalho -
2-    Treinamento da equipe durante quatro semanas;
3-    Definição dos papéis funcionais

Matrícula das crianças e idosos:

Reunião com as famílias, solicitação da documentação necessária para ingresso, entrevista social, entrevista de saúde, período de acolhimento (adaptação)

Cada faixa etária tanto das crianças quanto dos idosos requer um planejamento especifico para a formação do seu quadro de atividades e de profissionais, que deve levar em consideração a cultura dos mesmos.


A Creche atende de 07h00min horas às 17h00min,  ou a combinar por conta da demanda, de 2ª a sexta-feira, bem como o Centro de Convivência. Dentro deste horário há o desmembramento de atividades planejadas por técnicos, que priorizam a saúde (higiene/alimentação/construção de hábitos) , a cognição o desenvolvimento físico e motor  dos atendidos, contação de histórias, músicas, dramatizações, atividades livres. Todo o processo educacional deve priorizar a socialização, desenvolvimento individual, coletivo, dos atendidos e deve atender as especificidades de cada faixa etária.

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